Como Cuidar de Orquídeas em Vaso

Como todos sabem as orquídeas são as plantas mais lindas e encantadoras que encontramos no mundo, porém, para que elas possam passar a sua beleza para todos é preciso que seus cultivadores saibam como cuidar de orquídeas em vaso.

As orquídeas, como você já deve saber necessita de alguns cuidados especiais e muitas vezes isso acaba dificultando a sua convivência dentro d uma casa que fica fechada o dia todo.

Esses cuidados especiais que essas lindas plantas precisam, varia muito de acordo com cada ambiente, porém, é preciso que seus cultivadores tenham muita atenção e dedicação com essas plantas tão delicadas e ao mesmo tempo tão presenciais e belas.

Focado nesse assunto, elaboramos este artigo onde mencionaremos algumas dicas essenciais para você aprender a como cuidar de orquídeas em vaso. Então confira!

como-cuidar-de-orquideas-em-vaso

Veja Agora Como Cuidar de Orquídeas em Vaso

Como já mencionamos acima as orquídeas são plantas que precisam de cuidados especiais e isso muitas vezes envolve um pouco mais de atenção e dedicação para com as mesmas ate que seus cultivadores aprendam a como cuidar delas.

Após essa aprendizagem é necessário apenas mantê-las, portanto, veja a seguir alguns principais cuidados de orquídeas que você deve saber para ter sempre bela a sua planta. Aprender como cuidar de orquídeas em vaso é fácil e após ter experiência com elas, você nunca mais terá problemas para cultivar a sua orquídea , então veja:

A Orquídea Deve Ser Adubada?

Sim, toda orquídea deve ser aduba, porém sem exagero. Geralmente essas plantas ficam em xaxim ou fibra de coco e isso automaticamente já fornece uma porção de nutrientes para elas.

Mas se a sua orquídea estiver em vaso, opte por colocar adubos orgânicos, afinal de contas esses são mais seguros e eficientes.

Nunca coloque o adubo próximo ao bulbo da planta, pois ele queima, opte por colocar em um único canto, assim, ela irá se dissolver com o tempo, fornecendo os nutrientes essenciais a cada irrigação que a planta receber.

Este tipo de adubação pode ser feita a cada 3 meses, já a adubação foliar a cada 15 ou 30 dias. Este por sua vez é dissolvido na água e esborrifado na planta.

É Preciso Trocar o Vaso?

Esta opção só é necessária quando a planta estiver com raízes muito grandes ou então, muito ramificadas. Assim, é ideal que divida a planta em partes ou passe para um vaso maior.

Mas é bom lembrar que algumas orquídeas criam suas raízes para fora do vaso e isso é normal. Com isso vemos de cuidar de orquídeas em vasos é muito mais simples que se imagina.

Como Regar as Orquídeas?

Quando você exagera na rega de sua orquídea, ela morrerá muito rápido, pois as raízes ficam sem oxigênio e acabam morrendo, além de ser bem mais fácil a proliferação dos fungos.

Sendo assim, opte por realizar a rega 2 ou 3 vezes por semana, mas isso também varia de acordo com o clima da época em que você estiver.

Para você ver se a sua orquídea esta realmente precisando ser regada, enfie o seu dedo no substrato, se estiver úmido não a regue, porém se estiver seco, regue-a, mas, opte por regar ou de manha, ou no final da tarde, nunca a noite.

Como Lidar Com as Pragas e Doenças?

Não existem muitas doenças que podem afetar as orquídeas, porém, se foram afetadas não há muito que ser feito.

Alguns insetos são causadores de doenças nessas plantas e quando isso acontece, o ideal é que borrife uma mistura de água com detergente ou algum tipo de inseticida a base de água, como por exemplo, o SBP.

Outros insetos como as cochonilhas devem ser removidas com a mão, lavando as folhas e rapando-as com escovas de cerdas macias. Seguindo essas dicas que foram citadas acima, com certeza você conseguirá perfeitamente cultivar de forma correta a sua orquídea.

Essas dicas que citamos são os principais de como cuidar de orquídeas em vaso e basta segui-las que terá sempre flores belas e encantadoras.

Então, se você gostou do nosso artigo onde citamos os principais meios de como cuidar de orquídeas em vaso, deixe seu comentário logo abaixo e nos acompanhe para saber muito mais sobre essas plantas que contagiam qualquer um. Além disso, compartilhe nosso artigo e o site com seus amigos para que eles também consigam cuidar de suas orquídeas.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *