Como Plantar Orquídeas – Passo a Passo

Aprender como plantar orquídeas é fácil, porém, exigem de você algumas técnicas e alguns conhecimentos que são necessários para este tipo de planta.

As orquídeas por mais que são belas e delicadas, precisam de cuidados que muitas vezes levam tempo para serem adquiridos e aprendidos e um deles é saber a como planta-las.

Plantar orquídeas não é igual plantar outras plantas, afinal é preciso analisar ambiente, temperatura, luz solar, umidade entre outros pontos que são primordiais para a sobrevivência da mesma.

Focado nesses pontos, elaboramos este artigo com dicas de passo a passo de como plantar orquídeas, porém essas dicas não farão nenhum milagre com a sua plantação, apenas te ajudarão a localizar um local ideal para a planta.

emcasablog-orquideas

Dicas de Como Plantar Orquídeas

Como já mencionado acima, as orquídeas são plantas que necessitam de cuidados especiais para que se reproduzam e isso, acaba comprometendo um pouco do tempo de seu cultivador ate que ele se adapte as necessidades da mesma.

No entanto, para você começar a cultivar uma orquídea bem cuidada, é preciso que você saiba como plantar e para isso daremos dicas passo a passo de como fazer isso. Confira!

Primeiramente, você deve analisar em qual vaso você irá plantá-la. Existem vários tipos que estão disponíveis no mercado, porém, para as orquídeas residenciais, os que melhor se adaptam são os de barro cozido, de preferência os que são furados em sua lateral.

Após escolher o vaso, está na hora de por a mão na massa. Com certeza a sua orquídea já esta em algum outro vaso, então, é preciso que você retire-a e se tiver com muitas raízes, divida em partes.

Após isso, lave as raízes com água corrente, passando seus dedos sobre elas para que retire todas as raízes mortas e fragmentos desnecessários das mesmas.

Se possível, após realizar a lavagem das raízes, adiciona no vaso algum material que sirva de drenagem, como por exemplo, argila, brita expandida e até mesmo isopor.

Em seguida, adicione o substrato. Lembrando que é bom deixar um pouco para adicionar depois que tiver plantando a orquídea no vaso. Depois de ter colocado o substrato, coloque a raiz da planta afundando para dentro do substrato já úmido.

Para melhor adaptação da raiz, é ideal que você acomode-a em um canto do vaso, que sirva de suporte para a mesma, ou então, coloque um pequeno pedaço de madeira como suporte.

E por fim, coloque o restante do substrato, juntamente com uma porção de adubo ou uma mistura com nutrientes.

Seguindo essas dicas de como plantar orquídeas, com certeza você conseguirá perfeitamente realizar o seu plantio e as suas plantas florescerão sempre quando estiverem na época, porém, é preciso que você cuide corretamente das mesmas para que elas não morram.

Clique aqui e saiba muito muito mais sobre orquídeas

Porém, para quem mora no sítio e quer ter orquídeas nas arvores, basta fixar a planta ao tronco em que deseja amarrando-a e adicionando uma pequena quantidade de substrato como a fibra de coco ou o esfagno. Além disso, é ideal que você faça a adubação foliar a cada 20 dias.

Qual Tipo de Substrato Plantar as Orquídeas?

Falando tanto em substrato, mostraremos a seguir quais os tipos de substratos existe assim você, verá qual é o melhor tipo para plantar a sua orquídea.

Esfagno: é originado de musgos. Sua principal função é reter água e isso evita o regamento.

Fibras de coco: ajuda na fixação da raiz e fornece alguns nutrientes. É bem mais barato que o esfagno e oferece boa aeração para a planta, mas não retém água, então antes de utilizá-lo, deixe d molho por pelo menos 1 hora.

Xaxim: hoje em dia seu uso é proibido, afinal é retirado de uma samambaia que esta em extinção, porém, era classificado como um dos melhores substratos e continha todos os nutrientes necessários para as plantas.

Casca de pinus: oferece boa aeração e auxilia na fixação na planta por conta de sua rugosidade, porém, seca com mais facilidade, assim, é preciso que a rega seja com mais frequência.

Esses são alguns substratos importantes e ideais para o cultivo de uma orquídea, então após seguir o passo a passo de como plantar orquídeas, saiba optar pelo melhor substrato para que a sua planta cresça com saúde.

E ai o que achou deste artigo onde mencionamos dicas de como plantar orquídeas? Se você gostou deixe seu comentário  e nos acompanhe para saber muito mais sobre essas plantas que conquistam com sua beleza.

bn_1200x628

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *